Google está liberado para mostrar fotos e vídeos de Xuxa nua

Publicado em 17/09/2015

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão que permite ao Google continuar exibindo em suas buscas, imagens, vídeos e textos de Xuxa Meneghel. A apresentadora havia entrado com uma ação para impedir a divulgação de suas cenas de nudez, feitas no início de sua carreira, quando ainda não era famosa.

Veja: Substituição de Xuxa provocou ciumeira na Record

Em um dos filmes que Xuxa fez, ela contracenou com um menor de idade em contexto sexual e, posteriormente, posou para uma revista masculina. Em 2010, a apresentadora tentou impedir o Google de exibir material com sua imagem nua ou em conotação sexual e a liminar foi concedida.

O Google entrou com recurso e o Tribunal de Justiça do estado manteve a decisão, mas apenas para as imagens apresentadas especificamente no pedido da defesa da apresentadora. A multa para descumprimento da regra foi estipulada em R$ 20 mil.

Porém, o Google não se deu por derrotado e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a liminar por completo. “Os provedores de pesquisa não podem ser obrigados a eliminar do seu sistema os resultados derivados da busca de determinado termo ou expressão”, dizia a decisão.

Segundo o STJ, “não se pode, sob o pretexto de dificultar a propagação de conteúdo ilícito ou ofensivo na web, reprimir o direito da coletividade à informação”.

“Os provedores de pesquisa não são responsáveis pelo conteúdo disponível na rede. Se a página detém conteúdo ofensivo, cabe a parte buscar a retirada desse conteúdo do site. Não justifica a transferência da responsabilidade ao provedor de pesquisa”, disse a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo no STJ.

Nesta terça-feira (15), a Segunda Turma concordou com a tese e manteve o mesmo entendimento.

Quer ver as fotos proibidas de Xuxa? Clique aqui (+18)

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade