Como ser ator profissional

Publicado em 09/12/2014

Muitas pessoas sonham em se tornarem estrelas da televisão e do cinema, mais precisamente em serem atores ou atrizes. Mas a grande questão é que boa parte desse grupo de sonhadores querem mesmo é a fama e o status que a carreira traz.

Mas o que eles não sabem, ou ignoram, é que grande parte dos profissionais das artes cênicas não são conhecidos pelo grande público, ou seja, não são celebridades.

Atuar é muito mais do que aparecer em cena, vai muito além disso. Vale lembrar que os grandes atores começaram no teatro e no Brasil ser ator de teatro não é tarefa fácil. É uma área carente de incentivo e remunera mal seus artistas, que levam uma vida praticamente anônima.

Moral da história, se você quer mesmo ser ator ou atriz, esqueça a fama, ela será consequência ou não do seu trabalho. Encare a fama como um fim e não um começo ou meio.

Atuar é um trabalho como qualquer outro e por isso exige formação, estudo, dedicação, disciplina. O primeiro passo para quem quer ser ator ou atriz é fazer um curso, ele pode ser uma graduação em Artes Cênicas, que dura em média quatro anos, ou um curso técnico profissionalizante, que tem a duração média de dois anos, depende da escola. Mas fato é que o ator nunca deve parar de estudar, tem que estar sempre se reciclando.

Nos cursos o aluno vai aprender teorias e técnicas de teatro, além de praticar muito em peças laboratório, testes de vídeo, canto, dança e interpretação. Afinal, o ator deve ser um artista completo, capaz de encarar qualquer personagem.

Após formado, o ator vai poder tirar o DRT, que é o famoso registro profissional no Ministério do Trabalho, que permite o ator exercer sua profissão.

Dado este primeiro passo, será a hora de aparecer para o mundo, divulgar seu talento, participar de testes e integrar uma agência de talentos. Boa parte dos recrutadores de atores e atrizes procuram as agências para escolherem o elenco de novelas, séries e filmes. Fazer um book e vídeo book também conta pontos, assim como manter um site que divulgue seu nome.

O mercado é restrito e quase tudo acontece no eixo Rio-São Paulo, então prepare-se para se deslocar até esses grandes centros para participar dos testes e seleções. Lembre-se que você será apenas mais um em uma multidão, já que o número de atores é muito maior do que o de vagas, então qualquer diferencial é importante.

Não se esqueça de fazer seu cadastro no banco de atores das emissoras. Elas costumam chamar para testes quando o ator tem o perfil desejado para o personagem. Participar de workshops e aulas nas produtoras e emissoras também ajuda tanto no aprimoramento das técnicas quanto a fazer contato e conhecer os profissionais do meio. Networking e indicação são muito importantes nessa carreira.

Não esqueça o teatro, faça quantas peças surgirem para você, é no teatro que o ator aprende a ser de fato ator, onde ele tem contato direto com o público. Quem faz teatro, faz televisão e cinema com muito mais facilidade.

Você pode também participar de vídeos publicitários e atuar como figurante, não menospreze as oportunidades, chegar na televisão é muito difícil, então qualquer meio de exercitar sua profissão e mostrar seu talento são válidos para quem um dia quer chegar ao topo.

Então, se você tem talento, gosta de teatro, televisão, cinema e quer ser ator ou atriz, comece pelo começo e caminhe, lembre-se que ser ator ou atriz não é ser famoso e muito menos ser rico. Se ainda sim, você quer mesmo seguir essa profissão, vai a luta.

Correr atrás é a palavra de ordem para os atores, não sossegue, persista, estude, pratique e faça contatos.

Por último, fuja dos picaretas. Tem muitas falsas agências e caça talentos que mentem e enganam quem deseja ser ator ou atriz. Antes de pagar qualquer taxa, certifique-se que está lidando com profissionais honestos e experientes. Fique atento!

Saiba como são selecionados os atores para novelas do SBT
Saiba como se tornar um figurante de novela
Como se tornar um dublador profissional

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade