Como se tornar um dublador profissional

Publicado em 07/12/2014

A televisão brasileria exibe diversos programas, especialmente séries, produzidas no exterior e estrelados por artistas estrangeiros. Com isso, para adaptar a atração ao idioma local, no caso a Língua Portuguesa, as emissora recorrem ao trabalho de dubladores profissionais. O mesmo procedimento acontece no cinema, com a dublagem dos filmes.

Ser dublador é uma profissão e exige mais do que apenas talento e vontade. Quem deseja trabalhar com dublagem, precisa antes de mais nada estudar, o dublador é também ator, porque também precisa interpretar um personagem.

Para se formar dublador, o interessado pode fazer um curso de teatro profissional, seja graduação ou técnico. No curso se ensina as técnicas e teorias do teatro, além dos exercícios práticos que formarão o ator a atriz. Por isso, um dos pré-requisitos da profissão é cursar artes cênicas (graduação) ou teatro (profissionalizante).

Quem já tem formação em teatro pode se especializar em dublagem em cursos específicos da área, que podem ser ser encontrados nos sindicatos da categoria (www.satedsp.org.br e www.satedrj.org.br) ou no site www.cursodedublagem.com.br

Nesses cursos o interessado em ser dublador aprende técnicas como postura diante do microfone, respiração, dicção, interpretação e principalmente sincronismo labial.

Depois de formado, o dublador pode atuar em estúdios de dublagem, realizando trabalhos para o cinema, home-vídeos, desenhos, séries e novelas de televisão.

Saiba quanto ganha um dublador profissional

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade